Como Vender Mais e Melhor Mesmo Em Tempos de Crise, Com Inteligência Emocional!
Sim, é possível!
Foi nos momentos de crise que surgiram algumas das melhores ideias da humanidade, foi durante grandes guerras que se deram alguns dos maiores avanços tecnológicos da história. Então, o momento de dificuldade nas vendas deve ser encarado de frente pelo profissional. É hora de pensar, de prospectar, de encontrar oportunidades, de iniciar um novo ciclo de vendas, de fazer com que muitos "Não" sejam a semente de um grande e prazeroso "Sim". Apenas os mais preparados terão chances de realizar bons negócios, então se torne o maior vendedor de lenços para os que choram!
Venda é um estilo de vida!
Eu costumo dizer que venda é relacionamento, todos nós tentamos vender algo para alguém através da comunicação. Tentamos vender nossas ideias o tempo todo independente da profissão, não importa. Os profissionais de mais sucesso são aqueles que são bem relacionados, que se comunicam muito bem fazendo com que seus clientes queiram seus produtos ou serviços pela a afinidade que tiveram com eles.
Cliente não gosta de vendedor mas adora comprar!
Aprenda a conquistar seus clientes para que eles comprem de você, independente da sua área de atuação, seja você Dentista, Advogado, Coach, Manicure, enfim. Não importa o que você faz, o importante é saber conquistar seus clientes e existem algumas técnicas de venda incríveis que ajudam muito!
Foco no Cliente!
Se dedique, faça o melhor! Pesquisas revelam que 70% da rejeição do cliente é por causa do atendimento, 15% por causa do preço e 15% por causa da qualidade do produto.
A qualidade do atendimento ao cliente faz toda a diferença!
Técnicas de venda que funcionam!
Ao aplicar estas técnicas da forma correta você será capaz de fechar qualquer negócio de venda e ainda fidelizar seus clientes, são elas:
Abordar o cliente de forma eficaz;
Pesquisar o cliente;
Demonstrar o produto ou serviço;
Adicionar outros produtos ou serviços;
Contornar objeções;
Fechar a venda.
Se prepare para vender!
Repare que em um ambiente de vendas sempre tem aquele que vende mais, então comece a observar o que ele faz diferente de você que está gerando mais resultado e faça o mesmo. Isso se chama modelagem.
Você precisa se preparar emocionalmente, precisa ter uma atitude emocional adequada para vender seu produto ou serviço.
1) Atitude de Vitória:
Todas as vezes ao acordar diga para si mesmo com muita convicção e entusiasmo: Hoje será o melhor dia da minha vida! E sinta-se vitorioso durante todo o dia. Esse comportamento gera confiança e segurança, sentimentos importantíssimos para o fechamento de qualquer tipo de negócio.
2) Receptividade:
Todo o cliente gosta de ser bem tratado, bem recebido. Tenha cuidado para não exagerar na forma de receber o seu cliente, comece sempre com um belo sorriso no rosto e um bom dia, boa tarde ou boa noite. Mas esse processo precisa ser natural, verdadeiro. Isso funciona muito bem!
3) Disposição:
Mostre para seu cliente que você está disposto a ajuda-lo no que for possível.
4) Disponibilidade:
Dependendo da sua área de atuação mostre que você está disponível sempre que o cliente precisar, de acordo com o tipo de serviço e produto.
Venda Com Inteligência Emocional!
De nada adianta todas essas técnicas que realmente funcional se você não tiver o mais importante, Inteligência Emocional!
Uma atitude emocional adequada faz toda diferença!
Mas, o que é Inteligência Emocional?
Inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada inteligência social, presente na psicologia e criado pelo psicólogo americano Daniel Goleman.
Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar suas emoções com facilidade.
Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente mesmo diante de frustrações e desilusões.
Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.
De acordo com Goleman, a inteligência emocional pode ser subdividida em 5 habilidades específicas:
Autoconhecimento emocional;
Controle emocional;
Automotivação;
Empatia;
Desenvolver relacionamentos interpessoais (habilidades sociais).
O controle das emoções e sentimentos, com o intuito de conseguir atingir algum objetivo, atualmente, pode ser considerado um dos maiores trunfos para o sucesso pessoal e profissional. Por exemplo, uma pessoa que consegue se concentrar no trabalho e finalizar todas as tarefas e obrigações mesmo se sentindo triste, ansiosa ou aborrecida.
A inteligência emocional, para a maioria dos estudiosos do comportamento humano, pode ser considerada mais importante do que inteligência mental (o conhecido QI), para alcançar a satisfação em nível geral.
Seja um Vendedor Campeão!
Como eu já disse antes, Venda é Relacionamento!
Lembre-se que por traz de um cliente existe uma pessoa igual a você, que gosta de vários assuntos, que também gosta de se relacionar. Antes de entrar na venda converse, pergunte, se envolva com o cliente, entre no mundo dele. Fazendo isso o cliente vai gostar de você e a partir daí tudo vai se encaminhar para um final feliz. Tenha certeza que quando aprender a usar todas essas técnicas qualquer tipo de venda vai ficar fácil!!
Um abraço e até a próxima!